Profissionais da Casan participam de ações para a qualificação do trabalho de jovens aprendizes

06/10/2017

chapeco (1)_web

Em promoção conjunta pelo Ministério Público do Trabalho e CIEE/SC, o evento do dia 27 de setembro, no auditório do Centro Cultural do município de Concórdia abordou os fundamentos do Programa de Aprendizagem, além de esclarecimentos sobre as atualizações do Decreto 5598/2005, que regulamenta a contratação de aprendizes.

Representantes de diversas empresas puderam tirar dúvidas e discutir as realidades. Em nome da CASAN participaram as profissionais da GUC/DIAPS Franciele Vanelli Melotti e Caroline Michels Siega. Por parte da assessoria jurídica da SRO, Denise Maria Dullius.

No dia seguinte, as representantes da GUC promoveram um encontro com os chefes de agência e supervisores do trabalho de jovens aprendizes. A ação foi uma promoção da equipe da SRO/GAFS, composta pelo gerente Gilmar Jose do Rosário, a chefe da SEARH Francieli Gasperin e a assistente social Juciane Somavilla.

Com a participação de representantes do CIEE Chapecó foram esclarecidos aspectos essenciais para o cumprimento do Programa de Aprendizado de acordo com a legislação vigente, como sua obrigatoriedade, contratação, responsabilidades do contratante e do aprendiz, perfil dos jovens e papel dos supervisores.

Segundo a psicóloga da GUC, Caroline Michels Siega, foi um momento de extrema importância para sanar dúvidas e fortalecer o diálogo junto aos chefes e supervisores dos jovens aprendizes da CASAN. Em complemento, a representante da GUC/DIAPS Franciele Vanelli Melotti ressaltou que a GUC vem realizando um trabalho de acompanhamento constante dos aprendizes e permanece à disposição para esclarecimentos a respeito do Programa.

Diante da repercussão positiva das ações na região da SRO, objetiva-se replicar para outras regiões o mesmo formato. At temos 108 jovens aprendizes. Em caso de interesse, os jovens deverão se inscrever nas unidades do CIEE de sua região (no estado todo). Atualmente a CASAN conta com 108 jovens aprendizes.