Desenvolvimento Estudantil

Ao deparar-se com a realidade do mercado de trabalho, o jovem estudante, quase sempre sem nenhuma experiência, tem uma série de dúvidas: “Como fazer um currículo? Como Planejar meus objetivos? Como devo agir em um processo seletivo”? Estas e outras perguntas são respondidas nas palestras gratuitas ministradas pelo CIEE, dentro do Programa de Desenvolvimento Estudantil.
O Programa consiste em oficinas gratuitas voltadas à qualificação, proporcionando aos estudantes oportunidade de conhecer suas habilidades, suas dificuldades e perceber quais os requisitos que fazem a diferença no mercado de trabalho.
Nos encontros com duração de duas horas cada tema, os estudantes são protagonistas, interagindo entre si e participando de dinâmicas de grupos em que são expostas situações do dia-a-dia.


Conheça um pouco mais sobre os temas oferecidos e inscreva-se no CIEE mais próximo!
 


•    Processo Seletivo e Marketing Pessoal: Apresenta as principais etapas que compõem os processos seletivos, valorizando a importância do marketing pessoal e as características comportamentais para a qualidade do desempenho durante o processo seletivo.


•    Segredos para um bom currículo: Trata dos aspectos mais relevantes para a elaboração de um currículo que desperte o interesse da empresa durante o Processo Seletivo. Orienta os interessados para um planejamento eficaz do seu currículo contendo informações que irão agregar valor.


•    Planejando e Conquistando Objetivos: Reforça a importância do planejamento e da administração de recursos que levam à conquista de objetivos, tanto na vida profissional, como pessoal. Apresenta as etapas para um planejamento eficaz para que possamos chegar ao sucesso.


•    Criatividade – Diferencial no mercado de trabalho: Busca desenvolver a criatividade “adormecida” em cada um e apresenta as 7 leis da criatividade para facilitar este processo. As empresas necessitam da colaboração de profissionais informados, atualizados e que consigam converter a sabedoria em atitudes práticas.


•    O Poder da Negociação: Este tema reforça a habilidade de negociação como determinante de sucesso e projeção dos grandes profissionais no mercado atual. Identifica fatores que contribuem para esse processo como o poder de persuasão.


•    Ação Voluntária - Uma descoberta de oportunidades: Sensibiliza sobre a importância da ação voluntária, hoje muito valorizada na seleção pela empresa, além dos benefícios para a sociedade.


•    Está na hora de você ser líder!: Estar no competitivo mercado de trabalho, exige acima de tudo, profissionais com perfis de liderança. O sucesso do empreendorismo está na habilidade de saber conduzir os seres humanos. Este proporciona aos participantes conhecimentos para estabelecer na empresa um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe, habilidades para interagir com as pessoas de forma empática, reagindo a situações conflitantes, com atitudes positivas, comportamentos maduros e não combativos.


•    Preparar...Apontar...: A conquista de objetivos e metas é facilitado pelo planejamento e a administração de recursos, indispensáveis para a melhoria de resultados e a obtenção do sucesso. O objetivo deste tema é apresentar a importância do planejamento e da administração de recursos e apresentar instrumentos de execução de plano de ação para o alcance de melhorias na execução de atividades.


•    Aceita um CHA? – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: As empresas necessitam de profissionais bem informados e atualizados, cidadãos responsáveis e atuantes e que convertam o conhecimento em atitudes práticas. Este tema tem como objetivo analisar, refletir e discutir a realidade social brasileira, identificando as possibilidades de transformação da nossa compreensão e prática da cidadania, melhorando a postura profissional exigida no mercado de trabalho atual.


•    O mundo é todo seu!: Despertar o interesse da empresa durante o processo seletivo se constrói através da postura na entrevista de seleção e na imagem pessoal perante o entrevistador. A apresentação de documentos bem elaborados, sejam eles o currículo e a carta de apresentação, são “cartões de visita” indispensáveis para agregar valor. Este tema tem como objetivo preparar para a qualidade no processo seletivo.


•    Relacionamento Interpessoal: Orienta sobre a utilização da inteligência emocional de maneira assertiva, com enfoque nos relacionamentos interpessoais e nas negociações em ambiente de trabalho. Auxilia no desenvolvimento de características como flexibilidade e empatia, destacando seus benefícios aplicados à vida social, acadêmica e profissional.