Geração Z: O que o jovem espera da carreira profissional?
O que era considerado sucesso na carreira profissional para o jovem de décadas atrás já não se enquadra no perfil da geração Z. As pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos têm outras prioridades na frente dos altos…

O que era considerado sucesso na carreira profissional para o jovem de décadas atrás já não se enquadra no perfil da geração Z. As pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos têm outras prioridades na frente dos altos salários e carreira estável em uma grande empresa. Pelo menos é o que mostra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae.
O estudo ouviu 801 jovens entre fevereiro e março deste ano e constatou que o que o jovem de hoje quer trabalhar com o que gosta e equilibrar vida profissional e pessoal. Os participantes poderiam responder mais de uma opção. Confira quais foram as principais definições de sucesso:
Antes ainda de ganhar bem, está o desejo de ser reconhecido no ambiente de trabalho. Trata-se de uma geração que busca mais propósito de vida do que ascensão na carreira.
A pesquisa levantou também outras prioridades dos jovens, que mostram que eles estão dispostos a explorar possibilidades profissionais e adiar o casamento. Entre os cinco fatores mais importantes estão: ter casa própria (20,5%), sucesso no trabalho (18%), trabalhar com o que gosta (17,9%), paz interior (16,8%) e ser feliz na profissão (14,5).
Independência e constituir família não são prioridades para a geração Z. Os itens menos desejados pelos jovens foram ter carro (6,7%), sair da casa dos pais (7,9%), falar vários idiomas (8,5%), ter filhos (8,5%) e encontrar um grande amor (8,7%).
Referência: G1