CIEE/SC apoia debate sobre conselhos de Políticas Públicas e Defesa de Direitos
Nos dias 15 e 16, o CIEE/SC apoiou a realização da Assembleia Popular com debate sobre os Conselhos de Políticas Públicas e Defesa de Direitos: Cenário, Diagnóstico e Fortalecimento, que aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa…


Nos dias 15 e 16, o CIEE/SC apoiou a realização da Assembleia Popular com debate sobre os Conselhos de Políticas Públicas e Defesa de Direitos: Cenário, Diagnóstico e Fortalecimento, que aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Na sexta-feira, a abertura do evento contou com a presença de Gilberto de Carvalho, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e articulador do Decreto Participação Social, Luziele Tapajós, ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social e Ronald Ferreira dos Santos, atual presidente do Conselho Nacional de Saúde. A assembleia teve como objetivo debate sobre a participação social nos espaços de direitos e discussão de políticas públicas.
Promovido pelo Fórum de Políticas Públicas de Florianópolis (FPPF), União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (Ufeco), Fórum da Cidade e Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (Famesc), a Assembleia contou com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC).
Na abertura do evento, a coordenadora do FPPF, Cíntia Moura de Mendonça, ressaltou a importância de espaços para debates com participação popular, para construir estratégias de fortalecimento e articulação entre todos. “Decidimos fazer este evento pois é muito importante discutir as políticas públicas intersetoriais, e discutir elas juntas e o que podemos fazer de enfrentamento comum. Precisamos estar unidos para fortalecer a nossa luta”, disse.
Segundo Marcos Pinar, presidente da Ufeco, a política que está acontecendo em Florianópolis é de estado mínimo e que desconsidera a participação popular.
“O CIEE/SC tem apoiado os conselhos para garantia do controle social nos municípios. O evento buscou indicar pistas e construir caminhos possíveis na manutenção e aplicabilidade das políticas públicas de proteção social para ampliação de direitos”, destacou Lisiane Bueno, gerente de Assistência Social do CIEE/SC.