PROGRAMAS E PROJETOS

Além dos programas de Aprendizagem e Estágios, o CIEE/SC desenvolve diversas ações que fomentam e estimulam a cidadania de igualdade e justiça social, por meio da inserção de jovens no mundo do trabalho, com destaque para as seguintes ações:

PIT Programa de Iniciação ao Trabalho

É realizado em grupos de adolescentes e jovens através de atividades que estimulam a convivência social. O PIT foi pensado como vetor de transformação na vida de adolescentes e jovens, para protagonizar sua entrada e permanência no mundo do trabalho. Ao final da formação, os participantes do PIT são encaminhados para oportunidades de estágio ou aprendizagem.

Carga horária de 60 horas

Turmas de 25 jovens

Conteúdos comportamentais e técnicos

Encontros de 4 horas cada diárias

Material didático

E a sua empresa pode apoiar esta iniciativa sendo parceria investindo na formação e abrindo suas portas para oportunidades de estágio e aprendizagem.

Benefícios Para as Empresas:

  • Descobrir novos talentos, investindo em diversidade e inclusão, fidelizando força de trabalho e agregando valor à sua marca;
  • Acrescentar mais criatividade, energia, capacidade de solução, conhecimento e dinamismo ao capital humano da empresa;
  • Preparar o jovem ao longo da sua trajetória apoiando sua carreira e garantindo assertividade na contratação de futuros talentos;
  • Impactar positivamente a vida da juventude incentivando a transformação social da comunidade ao seu entorno;
  • Ser reconhecida com um Certificado e o Selo Empresa Amiga da Juventude.

 

Inscrições do PIT aqui

Trabalhando Juntos

O Projeto Trabalhando Juntos é uma modalidade de execução do PIT, realizado em parceria com Ministério Público Estadual, Ministério do Trabalho e Emprego, CRAS, CREAS e empresários em cada município. Esta articulação do projeto potencializa o processo de formação com o estímulo à contratação de adolescentes e jovens que sejam aprendendo dentro das empresas. Os beneficiários são jovens em situação de vulnerabilidade de territórios próximos às empresas que podem ser apoiados para vida profissional.

OSE: As Oficinas Socioeducativas são realizadas em grupos como estratégia para o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e atitudes dos jovens, como forma de apoiar seu acesso ao mundo do trabalho.

As oficinas são ferramentas importantes para o desenvolvimento da juventude, apoio na construção de projetos de vida, perspectivas de retomada da escola, elevação de escolaridade e quebra de ciclos de pobreza.

Assim como o Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT, as oficinas socioeducativas compõem as estratégias da Socioaprendizagem de fortalecer o atendimento da juventude no território a fim de ampliar o acesso ao primeiro emprego.

E a sua empresa pode apoiar esta iniciativa sendo parceria investindo na formação e abrindo suas portas para oportunidades de estágio e aprendizagem. Vamos juntos? Para saber mais entre em contato com nosso atendimento online.

  • Seja ECEP (receba aprendizes via quota social);

Programa de Assessoramento:

A promoção do fortalecimento das entidades se concentra no maior envolvimento institucional e na ampliação da articulação da rede socioassistencial. O apoio técnico às entidades e organizações da sociedade civil visa regulamentar e administrar, buscando a expansão dos serviços para os usuários das diversas políticas públicas.
O programa promove diálogos com as entidades sobre temas relacionados à regulamentação, administração, manutenção das entidades e de seus serviços, programas e projetos. Proporciona espaços colaborativos para conselhos, fóruns e entidades assistenciais realizarem reuniões, plenárias e eventos. Fomenta debates e compartilhamento de conhecimentos por meio da realização de Seminários de Regulamentação e Administração de Entidades Assistenciais. O programa também apoia o desenvolvimento institucional, oferecendo assessoria para aprimorar os processos administrativos, contábeis, financeiros, captação de recursos, entre outros. Além disso, contribui para a criação e formalização de entidades assistenciais, proporcionando suporte técnico para seu estabelecimento e regularização.

Cuide-se Bem!

A fome é realidade para muitas famílias. É uma demanda urgente e atual. O Projeto Cuide-se Bem! atua de forma emergencial e temporária no enfrentamento da situação de vulnerabilidade social e econômica do jovem e sua família, através da oferta do benefício de uma cesta de alimentos, higiene e limpeza. O Projeto Cuide-se Bem! também está alinhado com o objetivo ODS 1 – Erradicação da Pobreza.

NOTÍCIAS

Mantenha-se atualizado

19 de Março de 2024

Campanha pretende incentivar destinação de parte do Imposto de Renda para fundos sociais

Campanha é liderada pela FloripAmanhã em parceria com entidades, como o CIEE/SC. Potencial de recurso é de R$ 112 milhões…

Leia mais
15 de Dezembro de 2023

13ª Conferência Nacional de Assistência Social debate reconstrução do SUAS

CIEE/SC participou do evento em Brasília O Conselho Nacional de Assistência Social e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,…

Leia mais
20 de Novembro de 2023

Seminário do CIEE/SC debate a importância da rede privada na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS

Evento contou com a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Na proposta de…

Leia mais