20 de Novembro de 2023

Seminário do CIEE/SC debate a importância da rede privada na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS

Evento contou com a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Na proposta de assessorar as entidades que atuam na área de assistência social no estado, o Centro de Integração Empresa/Escola – CIEE de…

Seminário do CIEE/SC debate a importância da rede privada na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS
compartilhe

Evento contou com a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Na proposta de assessorar as entidades que atuam na área de assistência social no estado, o Centro de Integração Empresa/Escola – CIEE de Santa Catarina promoveu no dia 17 de novembro seminário sobre a importância da rede privada na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, e contou com a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Participaram representantes dos Conselhos de Assistência Social municipais, estadual e federal e gestores de entidades privadas que atuam na área.
“O SUAS que o Brasil precisa é que combata as desigualdades sociais, principalmente as desigualdades raciais. Um SUAS que não reproduza novas desigualdades sociais, acolhendo cada vez mais os indivíduos e famílias que necessitar desse sistema. No sentido de saber, que a pessoa pode contar com um braço do Estado, com o caráter público, seja pelas ofertas nas unidades públicas, como também nas organizações da sociedade civil”, afirmou o diretor do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS do Ministério, Edgilson Tavares de Araújo.
Um dos assuntos em destaque no seminário foi a relevância na concessão da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS para a manutenção das ofertas de serviços, programas e benefícios, ainda inscrições no CMASs e cadastro das ofertas no CNEAS.
Wilson Reginatto Jr, da Associação Amor para Down, que atua em Balneário Camboriú e Itajaí, explica as vantagens que a entidade teve com o CEBAS e a importância do reordenamento. “A nossa associação sempre se reconhecia como entidade de saúde.

No momento em que o Conselho de Assistência Social começou a conversar com a gente e mostrou as atividades que fazíamos, a entidade passou a se reconhecer como entidade de Assistência Social. O CEBAS vem para certificar o trabalho que a gente faz e também para auxiliar financeiramente, por meio de isenções”.
No seminário, as entidades receberam atendimento presencial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. “É um momento para fortalecer o SUAS. Entidades, gestores municipais, conselhos, todos para discutir alternativas para melhorar o processo de certificação. A ideia é que todos os níveis de certificações sejam bem esclarecidos. Vamos avançar no reordenamento para garantirmos o atendimento às famílias catarinenses”, ressaltou a gerente de Assistência Social do CIEE/SC, Lisiane Bueno da Rosa.
Prestigiaram o evento, a conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, Norma Sueli de Carvalho, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina – CEA/SC, Gabriella Dornelles, a assessora Técnica da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Janice Merigo, entre outras autoridades.

Ao final, entidades de Santa Catarina receberam seus Certificado de Beneficente de Assistência Social – CEBAS. O presidente do Conselho de Administração do CIEE de Santa Catarina, Luiz Carlos Floriani, destacou o trabalho de assessoramento para o fortalecimento da rede de entidades que disponibilizam serviços de assistência social. “As entidades, que têm um papel importante para a sociedade, precisam compartilhar conhecimento. Desta forma, garantir certificação para aquelas que buscam esse caminho. É esse o papel desse programa de assessoramento do CIEE/SC”.

Acesse as fotos do evento aqui.

19 de Novembro de 2021

Classificação nº 15 Processo Seletivo Contínuo Estágio Edital 02/2021

Atenção Jovens! Segue classificação do processo seletivo contínuo da PREFEITURA DE XAXIM. Colocação 15 edital 02-2021 Pref. Xaxim

Leia mais
29 de Outubro de 2021

RESULTADO EDITAL 14 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE XAXIM

RESULTADO EDITAL PREFEITURA DE XAXIM – Colocação 14 edital 02-2021 Pref. Xaxim

Leia mais
21 de Outubro de 2021

Resultado definitivo da Seleção de Estagiários – Justiça Federal – Edital 03/2021

A Direção do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina torna pública a a divulgação do resultado definitivo do processo…

Leia mais