CIEE/SC inaugura polo de aprendizagem em Balneário Camboriú
Foto: Jéssica Schmidt. O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC) inaugurou nesta segunda-feira (7) o polo do Programa Aprendiz em Balneário Camboriú. A nova instalação está localizada no Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP) e é uma…

Foto: Jéssica Schmidt.
O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC) inaugurou nesta segunda-feira (7) o polo do Programa Aprendiz em Balneário Camboriú. A nova instalação está localizada no Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP) e é uma parceria da entidade com a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e a Prefeitura do município.
No local, 157 aprendizes continuarão o curso do Programa CIEE Aprendiz, que antes realizavam no CIEE Itajaí. No momento também está sendo realizado o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) com 25 adolescentes do município.
Segundo o superintendente do CIEE/SC, Marcelo Firmino Vaz, parcerias como esta fazem com que cada vez mais oportunidades sejam criadas, e mais jovens sejam beneficiados. “Nossa intenção é que essa primeira experiência de vocês no mundo do trabalho seja o mais positiva, rica e engrandecedora possível e que vocês levem isso para a vida profissional”, ressaltou.
“Gostaria que vocês gravassem um conceito que eu levo ao pé da letra sobre a palavra sorte. Sorte significa o encontro da oportunidade mais o preparo. A oportunidade para vocês irá acontecer na hora certa, mas o preparo é algo que vocês precisarão buscar de forma incansável, e é justamente isso que nós estamos oportunizando junto com a equipe. Não há investimento melhor do que a geração de oportunidades”, finalizou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.
Edjoão Vieira de Sena Santos, 16 anos, está participando do PIT. “Eu não estava preparado para o curso. Fui ao CRAS atrás de vaga e me falaram sobre o curso, fui correndo. Estou aproveitando bastante, pois estava procurando um curso para me preparar para o mercado do trabalho. Se eu não conseguir um emprego, pelo menos vou ter um diploma”, celebrou o jovem.
O Programa CIEE Aprendiz tem sido a oportunidade do primeiro emprego para muitos jovens. Sara Beatriz Mateus, 17 anos, teve seu primeiro trabalho com o CIEE/SC, na Caixa Econômica Federal. “Estou aprendendo muitas coisas e não somente para o mercado de trabalho, como para minha vida acadêmica também. Tenho certeza que estarei qualificada para seguir minha carreira”, destacou.
Luiz Maraschin, secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, ressaltou a importância de desenvolver parecerias como esta com o CIEE para os adolescentes e jovens. “Estamos colocando a disposição a estrutura necessária para que os jovens possam vir aqui e se destacar cada vez mais no mercado de trabalho”, afirmou.