Troca de Ideias com Edsoul chega ao CIEE São José
Na noite de quarta-feira (20), o CIEE São José recebeu o projeto “Troca de Ideias com Edsoul“, no Encontro de Famílias dos aprendizes, realizado no Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI). Além dos aprendizes e familiares, estiveram presentes os…

Na noite de quarta-feira (20), o CIEE São José recebeu o projeto “Troca de Ideias com Edsoul“, no Encontro de Famílias dos aprendizes, realizado no Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI). Além dos aprendizes e familiares, estiveram presentes os jovens do Abrigo Inovar, de Palhoça.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Nexxera, o encontro possibilitou uma conversa sobre a realidade em que vivemos e como as escolhas podem determinar o futuro.
O jornalista contou sua história de vida e as dificuldades enfrentadas. “Meu primeiro trabalho foi vendendo picolé, aos 10 anos. E com 10 anos também eu já era auxiliar de faxineiro, ajudando minha mãe no trabalho. Eu abdiquei da minha infância, pois descobri que trabalhar era necessário para ter o que eu precisava”, disse.
Com 11 anos, Edsoul conheceu algo que salvou sua vida: o movimento Hip Hop. “Eu fazia rap, ruim, mas de verdade, foi o que me salvou. Além da música, descobri as páginas mágicas dos livros. Viajei o mundo inteiro sem sair do lugar”, relembrou e aconselhou os adolescentes sobre a importância da leitura.
O Troca de Ideias tem como objetivo contar a história dos Edsons. Dois jovens nascidos e criados na mesma realidade que tomam caminhos diferentes. Um Edson que trabalhou, estudou e hoje trabalha com o que sempre sonhou e o outro se envolve com as drogas. Durante o encontro, Edsoul contou os destinos desses dois protagonistas e as consequências das escolhas feitas na vida.
“Podemos fazer diversas escolhas, inclusive podemos seguir o exemplo de nossos amigos, que talvez estejam indo por um caminho não tão bacana. Sou filho da invisibilidade paterna, assim como o meu amigo Edson. Tivemos uma vida muito semelhante até uns 14 anos, estudávamos, trabalhávamos. Mas as escolhas foram diferentes. O Edson seguiu o caminho da criminalidade e hoje não está mais aqui”, ressaltou.
Com o exemplo de vida, Edsoul pode abordar, de forma descontraída, sobre um tema importante para a vida dos jovens, bem como instruí-los na prevenção ao uso de drogas e evasão escolar.